Confira 7 receitas com macarrão que vão salvar seu jantar

Compartilhe:

FacebookTwitterEmailWhatsApp

Na hora de servir uma massa para os seus convidados, veja qual receita com macarrão combina mais com a ocasião e saiba como preparar!

Versátil, gostoso e apreciado por muitas pessoas, o macarrão é o ingrediente que não pode faltar na despensa, concorda? Seja para um jantar mais elaborado com a família ou com os amigos, existe muita receita com macarrão que deixa todo mundo com água na boca.

Acompanhado de diferentes tipos de molhos, proteínas e até mesmo legumes, os pratos com macarrão estão presentes no cardápio dos melhores restaurantes, mas podem ser preparados na cozinha da sua própria casa. Quer saber como? Aprenda agora mesmo as receitas! 

Você conhece a origem do macarrão? 

Antes de colocar a mão na massa, literalmente, vamos começar desmentindo um boato que rola por aí: macarrão pode fazer parte de uma rotina saudável sim! Afinal de contas, 100g de massa tem a mesma quantidade de carboidratos de uma única banana.

Agora que está tudo esclarecido, vamos ao que importa. Há muitas histórias e várias versões sobre a origem do macarrão. Você sabia que essa massa pode ter sido inventada na China? E há quem diga, ainda, que foi na Grécia.

Mas quem possui os créditos deste prato são os italianos que inventaram mais de 500 tipos e formatos diferentes de macarrão. Esses povos também trouxeram a massa para o Brasil no século 19, quando muitas famílias vieram pra cá trabalhar em fazendas de café

Independente de quem criou essa massa, a verdade é que cada receita com macarrão tem o objetivo de unir todo mundo para uma refeição deliciosa. Então, é só escolher a sua: tem receita com macarrão espaguete, yakissoba, mac & cheese e muito mais!

7 pratos para fazer em casa: escolha a sua receita com macarrão preferida 

Seja na correria do dia a dia, quando você busca um prato prático, gostoso e fácil de preparar ou no jantar com amigos, o macarrão está sempre presente nas nossas refeições. Conheça algumas opções de receitas para saborear e deixar seus momentos mais especiais!

1. Macarrão com salmão

A combinação de talharim com salmão, espinafre, cebola e creme de leite fica uma delícia. Aí você já pensa: “ah não, vai sujar muita louça”. Nada disso. Esta receita com macarrão usa uma panela só! Bem prática pra caber na sua rotina. 

2. Macarrão fácil de 2 jeitos

Você só costuma ter macarrão instantâneo na despensa? Toma aqui duas receitas de uma só vez! Como o próprio nome já indica, esse prato é bem simples e você ainda pode escolher entre fazer um molho com carne moída ou com salsicha. 

3. Yakisoba de frango

Quem ama um macarrão yakissoba? Essa é a escolha perfeita para quem deseja combinar todos os legumes da geladeira (o famoso “yakisobra”), criar um prato delicioso para o almoço ou jantar e economizar com uma receita fácil. Experimente agora mesmo! 

4. Talharim ao molho de linguiça

Para os amantes de molho vermelho, a escolha é fácil. Fácil de preparar, de comer e de se apaixonar. Sabe de qual receita com macarrão eu estou falando? É do talharim ao molho de linguiça, claro! Prepare-se para aprender a fazer!

5. Macarrão de forno

Tá, mas você prefere queijo de verdade? Bastante queijo MESMO? Então, aposte na combinação: macarrão parafuso com atum e queijo gratinado ao forno. Se tem uma coisa que não falta nesta receita é cremosidade e sabor. Faça e surpreenda-se! 

6. Salmão e espaguete ao molho branco

Nas receitas com macarrão e salmão, não poderia faltar o famoso espaguete ao molho branco. Preparado com brócolis, esse prato conquista os olhos e os paladares. É uma excelente opção para as ocasiões que pedem uma receita sofisticada, saborosa e simples de preparar.

7. Mac and cheese 

Sabe aquele macarrão americano cheio de queijo? O nosso é feito com um ingrediente secreto, mas a gente conta para você: mac & cheese com massa pronta para fondue. Consegue imaginar a consistência e cremosidade desta receita? Não passe vontade, faça agora mesmo! 

Dicas para acertar no ponto do seu macarrão

Apesar de escolhido por muitas pessoas por ser um prato fácil de fazer, uma dúvida comum na hora de preparar qualquer receita com macarrão é sobre o ponto do cozimento. Nem grudento e nem duro demais, o ponto ideal da massa é al dente.

Veja como deixar a sua receita com uma textura excelente e fazer sucesso com o prato que você escolher servir! 

Crie uma ordem de preparo

Na hora de preparar a sua receita com macarrão, deixe para fazer a massa depois que o molho estiver pronto. Como o cozimento do alimento é bem rápido, pode esfriar até que você prepare o molho, ficando com uma consistência mais dura. 

Fique de olho no cozimento

Encher uma panela de água, colocar para ferver e jogar o macarrão parece uma tarefa simples, certo? Mas os detalhes fazem a diferença. Por isso, só acrescente o sal na água quando ela estiver fervendo. Esqueça o óleo, pois ele atrapalha a aderência do molho.

Outra dica na hora de preparar é escolher uma panela grande, seguindo a proporção de 1 litro de água para cada 100g de macarrão. Mexa para a massa não agarrar no fundo da panela e siga corretamente o tempo de cozimento indicado na embalagem. 

Faça o teste da parede

Você conhece esse teste? Famoso entre os chefs de cozinha, ele serve para verificar se o macarrão está no ponto certo. Para realizá-lo, basta pegar um fio da massa e jogar na parede de azulejo da cozinha. Isso mesmo que você leu.

Se o fio de macarrão grudar na parede é porque passou do ponto. Se cair, a massa precisa de mais cozimento. Agora, se escorrer é porque está na consistência ideal, que é al dente. Experimente essa dica e depois nos conte se funcionou.

Gostou de saber um pouco mais sobre macarrão, conhecer receitas variadas e dicas de como deixar essa massa no ponto perfeito? Agora é hora de preparar a sua preferida! E se faltar algum ingrediente para a sua receita com macarrão, é só pedir pelo WhatsApp do Dia


Categorias