Festa junina fora do comum: 10 receitas incríveis

Compartilhe:

FacebookTwitterEmailWhatsApp

Saiba como preparar algumas comidas típicas que fazem sucesso em diferentes regiões do Brasil, durante as comemorações do mês de junho. 

Cocada de amendoim, caldo verde, pipoca, brigadeiro de milho, doce de leite ou cachorro quente são alguns pratos típicos da festa mais aguardada do meio do ano. Mas você sabe qual a origem das festas juninas?

O mês de junho é um período marcado pela colheita de alguns cereais na maioria das regiões brasileiras. Entre eles, destaca-se o milho, um dos ingredientes muito utilizado nas receitas juninas. Para celebrar e pedir aos deuses abundância, os povos antigos faziam essa festa. 

Apesar de não ter surgido com caráter religioso, a festa junina acabou inserida no calendário cristão, sendo o mês em que se comemora três dias santos, como o dia de Santo Antônio, São Pedro e São João. Esse último tem o seu nome associado a essa festa típica.

Agora que você já conhece um pouco da história da festa junina, que tal aprender a fazer comida junina com as receitas que fazem sucesso nas mais diversas regiões do país? Continue a leitura e confira! 

10 receitas para sair da festa junina tradicional

Apesar dos pratos típicos que conhecemos, cada lugar agrega suas próprias peculiaridades nas receitas de São João. E para celebrar o mês de junho, você pode preparar comidas deliciosas, reunir as pessoas e apreciar cada sabor com essa seleção que fizemos, ao som de um forró ou música caipira. 

1. Cocada de colher

A cocada é uma comida típica da Bahia, mas virou a queridinha em muitas regiões do país. E você pode inovar na receita, preparando uma deliciosa cocada cremosa, com aquele gostinho inconfundível que dá água na boca. Aprenda a fazer agora mesmo! 

2. Cocada de amendoim 

Se a festa junina tem um sabor, podemos dizer que é de amendoim. Presente em diferentes pratos, esse ingrediente pode ser usado para fazer outra opção deliciosa de cocada. E o melhor: essa receita é fácil de preparar.  

3. Pudim de tapioca 

Além de ser uma ótima receita de festa junina, o pudim de tapioca é um famoso doce alagoano e é bem popular em toda a região norte do país. Você pode fazer sucesso na sua festa ao preparar esse prato. Afinal, quem recusa um pudim? 

4. Rolinho de queijo integral 

Se você procura uma receita prática, saudável e gostosa para a sua festa junina, não pode deixar de experimentar o rolinho de queijo integral. Agradando diversos paladares, a gente garante que eles serão devorados antes mesmo da quadrilha terminar. 

5. Buraco quente 

Olha o cachorro quente! É mentira! Muito parecido com esse prato típico, o buraco quente é preparado com carne desfiada, uma combinação de temperos e molho de tomate. Depois disso, é só rechear os pães e colocar na mesa. Aposto que não vai sobrar um!

6. Caldo verde com bacon 

Já que junho é um mês mais frio, que tal esquentar com um caldo para festa junina? Popular no Rio de Janeiro e em outros locais da região sudeste, o caldo verde com bacon é a pedida certa para a sua festividade. Aproveite e experimente agora mesmo! 

7. Cuca de doce de leite 

Assim como o anarriê na quadrilha, o doce de leite também é o par perfeito da festa junina. E nessa receita típica do Rio Grande do Sul, você aprende a fazer uma cuca de doce leite tão famosa quanto o encontro de damas e cavalheiros.

8. Pipocas diferentes 

Já pensou em levar 4 sabores diferentes para a sua festa junina junto com uma pipoquinha? Você pode aprender receitas de pipoca salgada e pipoca doce, reunindo lemon pepper, pizza, cookies com chocolate e doce de leite no seu cardápio da festa de São João. Confira!

9. Brigadeiro de milho 

Se brigadeiro é uma delícia e milho também, imagina juntar os dois em uma única receita! O resultado é um brigadeiro de lamber os dedos! Aproveite esse prato para levar o sabor do milho para a sua festa junina com um doce único e diferenciado. 

10. Hot dog no palito 

Já que estamos falando em inventar receitas, o hot dog no palito não pode ficar de fora. Prático para servir e saboroso a cada mordida, essa opção traz todo o gostinho da comida junina com um jeito novo de preparar e servir. Veja só!  

 

Bônus: dicas de decoração fácil de fazer para festa junina 

Agora que você já sabe quais receitas preparar, está na hora de pensar na decoração para festa junina. Afinal, bandeirinhas, chapéu de palha, cores marcantes, estampa xadrez, entre outros, são elementos característicos dessa festividade. Veja algumas ideias para caprichar na decoração! 

Centro de Mesa 

A comida é importante, mas os enfeites de mesa chamam a atenção e valorizam as suas receitas. Por isso, preparamos um passo a passo para você aprender a criar um centro de mesa que vai combinar com a festa de São João. Confira no vídeo abaixo! 

Porta pipoca 

Já compartilhamos 3 receitas diferentes de pipoca para a sua festa junina. Agora, falta um recipiente para servi-las, não é mesmo? Prepare-se para colocar a mão na massa e criar um lindo porta pipoca personalizado para o seu arraiá! 

Bandeirinhas

As bandeirinhas coloridas são clássicas na decoração para festa junina. Elas podem ser espalhadas por todo o ambiente ou no espaço em que será realizada a quadrilha. É só escolher papéis de seda de diversas cores ou panos estampados, recortar e pendurar com a ajuda de um barbante. 

Bandeja de chapéu de palha

Outro objeto que chama a atenção na mesa de comida típica é a bandeja. Seja para servir as cocadas, cuca de doce de leite ou hot dog no palito, usar o chapéu de palha como bandeja é uma ideia charmosa e combina com a festividade. 

Gostou desse conteúdo e quer preparar suas receitas de São João, mas não tem todos os ingredientes em casa? Isso é moleza! Compre pelo WhatsApp do DIA tudo o que você precisa para as suas receitas. Enquanto isso, já vai pensando em um par para esse arraiá!