Amigos e família: 16 pratos leves para jantar

Compartilhe:

FacebookTwitterEmailWhatsApp

Aprenda como preparar pratos leves e deliciosos para servir nos encontros em família ou com os amigos e deixe mais refrescante os períodos de calor e altas temperaturas.

O jantar é uma refeição muito importante na rotina. Não apenas para “matar a nossa fome”, mas também por ser um momento de tranquilidade, uma oportunidade de se reunir com a família após um dia exaustivo ou até mesmo conversar com os amigos.

Pensar em opções deliciosas para preparar nem sempre costuma ser tarefa simples, não é mesmo? Ainda mais quando pensamos nos dias quentes, em que temos a vontade de saborear algo mais leve e até mesmo refrescante.

Por isso, separamos uma série de pratos leves para o seu jantar com a família, os amigos ou até mesmo sozinho. São receitas rápidas, práticas e fáceis de fazer. Além disso, trouxemos opções que vão agradar a todos os gostos. Continue a leitura e confira!

Pratos leves salgados

1. Antepasto de berinjela

Para abrir o apetite do jantar, o que acha de alguns aperitivos? O antepasto de berinjela vai conquistar o coração até mesmo de quem não é muito fã de legumes. Fácil de fazer e perfeito para ocasiões especiais, como reunir amigos e familiares.

2. Lasanha de pão

Muito queijo, frango e uma pitada de noz-moscada para dar um toque diferenciado a essa receita saborosa de massa. A lasanha de pão é uma excelente opção entre os pratos leves para quem deseja algo rápido e muito simples de ser feito.

3. Saladas de 3 jeitos

Na dúvida sobre qual salada fazer ao receber os amigos? Que tal escolher entre três opções? Tem para quem não vive sem queijo, quem prefere o equilíbrio perfeito entre penne e frango ou quem busca a combinação de batata com mostarda e mel.

4. Carne moída com batatas

Se você busca uma receita com proteína que seja deliciosa e, ao mesmo tempo, fácil de fazer, a dica é essa carne moída com batatas. Um prato clássico, que pode ser servido com um arroz para acompanhar e deixar o seu jantar mais saboroso. Confira! 

5. Pizza de berinjela 

Pizza é um prato que agrada todo mundo, concorda? E a versão de berinjela vai mudar o seu conceito sobre esse legume. Com massa fina, leve e crocante, essa receita é tão gostosa e fácil de preparar, que o difícil mesmo será comer só um pedaço.

6. Ratatouille de forno

Um dos pratos leves que não podem faltar na sua lista de receitas é esse ratatouille de forno. Unindo berinjela, abobrinha, cebola, alho, salsa, páprica e alecrim, esse prato promete uma combinação irresistível de sabores. Ficou com vontade? Experimente agora!

7. Pizza de tapioca

Quer fugir das massas, mas servir uma deliciosa pizza? Aposte na versão de tapioca. Levinha e inovadora, essa receita traz 4 opções de sabores: margherita, calabresa, frango com queijo e quatro queijos. Escolha o seu favorito, ligue o forno e prepare-se!

8. Frango recheado

Ao falar de pratos leves, frango sempre vem à cabeça, não é mesmo? E engana-se quem pensa que a proteína não atrai o paladar. Esse prato com recheio de tomate, espinafre, muito queijo e temperos variados é delicioso, leve e fácil de fazer.

9. Beirute de frango

Bateu vontade de comer um sanduíche, mas deseja algo leve e natural? Esse beirute de frango é o prato perfeito. Além do pão sírio, traz um recheio delicioso de ovo, queijo prato, presunto, tomate, alface e maionese. Que tal experimentar? É simples de preparar.

E receitas leves para a sobremesa?

10. Pudim de limão

O pudim é uma sobremesa clássica que a maioria das pessoas não resiste! Delicioso e agradável, esse é um dos pratos leves e o responsável por agradar paladares exigentes, principalmente pela harmonia impecável entre o amargo do limão com o doce.

11. Mousse de café com leite

Servida em porções individuais, essa sobremesa é deliciosamente refrescante de um jeito inovador ao combinar duas das bebidas mais consumidas por nós: café e leite. Ela com certeza vai arrebatar os corações de todos que a provarem.

12. Gelatina Mosaico

Com o calor e as altas temperaturas, a gelatina é sempre uma boa pedida para se refrescar. Um sucesso entre crianças e adultos, essa sobremesa não tem erro e é bem simples de preparar. Com certeza irá adoçar o seu jantar especial.

13. Torta de chocolate

Deseja uma sobremesa fácil de preparar, deliciosa, crocante e com bastante chocolate? Você acabou de encontrar. Essa torta é uma excelente opção de doce para servir após o prato principal, tem uma consistência incrível e vai encantar seus convidados. 

14. Bolo sorvete

Quem recusa um sorvete? E um bolo de chocolate? Para ficar mais irresistível, nós unimos essas duas delícias em uma única sobremesa. O prato ideal para os dias mais quentes é esse bolo sorvete com calda de chocolate, que é servido gelado e bastante saboroso. 

15. Mousse de maracujá

Um clássico que todo mundo ama: mousse de maracujá. Esse é um dos pratos leves fáceis de preparar, leva apenas alguns minutos e agrada muitos paladares. Além disso, essa receita também traz uma pitada deliciosa de chocolate para complementar a experiência. 

16. Pudim de iogurte

Pudim por si só já é um manjar dos deuses, concorda? Essa receita elaborada com iogurte apresenta uma ótima consistência, não é difícil de fazer e ainda conta com uma deliciosa geleia de framboesa para deixar o sabor mais especial. 

Monte uma playlist para jantar com os amigos

Se tem comida boa, tem que ter boa música. Além dos pratos leves, vamos lhe ensinar a montar uma playlist para receber os amigos ou a família em sua casa. Confira algumas dicas a seguir e transforme essa experiência em um sucesso.

Diferentes gostos

Ao jantar com amigos, é comum que nem todos tenham os mesmos gostos musicais. Um pode gostar de sertanejo, outro de rock, um terceiro de pagode… afinal, são muitos estilos e gêneros. Agradar a todos não é uma tarefa simples.

Uma alternativa é criar uma playlist e compartilhá-la com as pessoas. É possível ajustar as configurações sobre quem são os membros, permitindo que cada um adicione as suas preferências musicais e, assim, conseguir agradar a todos.

A energia importa

Qual será a energia do seu jantar? Um reencontro com os amigos após um longo tempo? Uma noite com  aquela pessoa especial? Uma oportunidade para tratar sobre negócios? Cada momento é único e pede um tipo de música.

Pode ser uma opção mais animada, outra mais romântica ou até mesmo algo mais ameno e tranquilo, apenas para harmonizar o ambiente. Fato é que o astral do jantar faz toda a diferença no tipo de som que deve constar em sua playlist.

Organização e tempo

Assim como acontece no preparo das receitas, é fundamental ter organização e tempo na hora de montar a sua playlist. Não adianta pular etapas ou fazer com pressa, pois esses fatores só irão atrapalhar durante a seleção.

Separe um momento para escolher as músicas. Em sintonia com o ponto citado anteriormente, descubra qual som aquele momento pede e acrescente. Organizar a playlist deve ser tão delicioso quanto saborear os pratos leves que sugerimos.

Combine qualidade e economia nos ingredientes para preparar os seus pratos! Peça agora mesmo os produtos para os seus pratos leves pelo WhatsApp do Dia!