Bolo de Fondue: conheça essa sobremesa perfeita para qualquer época do ano

Compartilhe:

FacebookTwitterEmailWhatsApp

Saiba mais sobre esse prato, aprenda a fazer um bolo de fondue inovador e descubra como preparar uma sobremesa deliciosa que vai conquistar muitos paladares. 

Certamente, você já ouviu falar em fondue, certo? Essa receita típica das estações mais frias do ano é um prato requintado, que chama a atenção pela experiência gastronômica e pelas opções de combinações oferecidas, sejam doces ou salgadas. Todas quentinhas e saborosas. 

Seja para um encontro entre amigos, um jantar romântico ou um momento especial, o fondue é sempre uma escolha certeira. E como amamos uma receita boa, trouxemos uma derivação especial desse prato famoso, o bolo de fondue. Uma sobremesa que irá te conquistar.

Antes de prepará-la, você sabe dizer por que o fondue é um prato associado ao inverno? Essa relação existe devido à origem da receita, que surgiu em regiões de baixas temperaturas. Bateu curiosidade? Continue a leitura para saber tudo sobre a história do fondue. 

Origem do fondue 

O próprio nome já traduz a ideia da receita, pois tem o significado de “derreter” ou “fundir” ingredientes. A princípio, esse prato foi criado com o objetivo de misturar dois tipos de queijos, formando uma mistura homogênea para ser servida quente e com alguns acompanhamentos. 

Aprofundando um pouco mais na história, há uma versão que prevê o surgimento do fondue na Suíça, durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao inverno rigoroso e às batalhas intensas, as pessoas não tinham condições de sair das suas casas em busca de comida.

Como a produção de leite era abundante na região, havia muitos queijos. Para matar a fome, os moradores misturavam esses queijos que sobravam, derretiam no fogão e comiam com pão. Uma prática bem similar ao jeito de comer a receita, atualmente. 

Foi na década de 50 que o fondue ganhou mais notoriedade, quando foi incluído no cardápio de um restaurante famoso em Nova Iorque. Com a aprovação das pessoas, a receita ganhou novas versões, ao longo do tempo, como o bolo de fondue

Como surgiu a receita do bolo de fondue

Uma vez que você prova o fondue, fica difícil não se apaixonar, concorda? Com grande popularidade durante o inverno, por ser uma receita quente, existe a versão doce e salgada. No fondue salgado podem ser derretidos diferentes tipos de queijos para comer com petiscos.

Já no fondue doce, o creme é feito com sabores de chocolate e apreciado junto de frutas ou guloseimas. E é da versão doce dessa receita que surgiu o bolo de fondue. Apesar da semelhança, essa deliciosa receita traz algumas peculiaridades. 

Com bastante chocolate, cremosidade e equilíbrio no sabor, devido à presença das frutas, o bolo de fondue é uma sobremesa que pode ser consumida em qualquer época do ano. Além disso, você pode passar um café ou servir uma bebida mais refrescante para acompanhar a degustação. 

Dica de acompanhamentos para o bolo de fondue

Agora que você já conhece o bolo de fondue, que tal ter opções deliciosas de acompanhamentos para saborear essa receita? Uma dica bônus que vai ajudar a turbinar esse prato e deixar com um sabor inesquecível é a escolha dos acompanhamentos.

Trazendo a base de chocolate, como a receita original, esse bolo de fondue também permite que você mergulhe os acompanhamentos na calda de chocolate. Vamos combinar que essa sensação é a melhor, concorda? Além de guloseimas, como marshmallow, você pode usar frutas, como: 

  • Morango;
  • Kiwi;
  • Uva;
  • Banana;
  • Abacaxi.

Quer mais uma vantagem dessa sobremesa? É fácil de preparar e não leva mais de 40 minutos para ficar pronta. Ficou com água na boca só de imaginar esse bolo de fondue? Então, confira a receita completa e prepare na sua casa!

Receita do bolo de fondue 

 

Aprecie corretamente a sobremesa

Agora que você já conhece a história desse doce, sabe como preparar um bolo de fondue e quais acompanhamentos são recomendados para deixar a receita mais saborosa, é só chamar os amigos para a degustação. Veja algumas dicas para deixar a sua experiência perfeita! 

  • Coloque o bolo fondue no centro da mesa;
  • Mantenha o creme de chocolate sempre quente;
  • Conte com o auxílio de um garfo para mergulhar os petiscos;
  • Cuidado com os respingos na mesa depois de cobrir os acompanhamentos com chocolate;
  • Use a massa do próprio bolo como acompanhamento também. 

Gostou da receita e da história do prato? Então, compartilhe nos grupos de WhatsApp e mostre a mais pessoas. Ah! E se faltar algum ingrediente para preparar o seu bolo de fondue, é só pedir pelo WhatsApp do Dia.  


Categorias